8 tartarugas que você [possivelmente] não sabia da existência

| 11 de dez de 2013
Répteis caracterizados pela presença de uma carapaça pertencem à ordem Testudines. Em alguns casos, são referidos como quelônios, quelónios ou testudíneos. Este grupo está representado pelas tartarugas (as marinhas e as de água doce), pelos cágados (de água doce) e pelos jabutis (terrestres).

Esses animais apresentam placas ósseas dérmicas, que se fundem originando uma carapaça dorsal e um plastrão ventral rígidos, que protegem o corpo. As vértebras e costelas fundem-se e a essas estruturas.

Tartaruga de barriga vermelha e pescoço curto

O casco destas tartarugas (Emydura subglobosa) possui a cor laranja nas bordas e na parte de baixo. A cor desbota a medida que envelhecem, mas as tonalidades alaranjadas ainda podem ser vistas em adultos. Elas passam a maior parte de suas vidas na água, e vão para a terra apenas para botar ovos ou para se aquecerem.

‘Elusor macrurus’

Esta é uma tartaruga da espécie ‘Elusor macrurus’ com o casco completamente coberto por algas. Esta não é uma característica da espécie e sim uma relação de inquilinismo, que ocorre entre duas espécies diferentes onde uma é beneficiada sem prejuízo para a outra espécie associada.

‘Graptemys oculifera’

Tartaruga da espécie ‘Graptemys oculifera’, endêmica de rios nos Estados Unidos. Os machos desta espécie chegam a 10 cm enquanto as fêmeas podem atingir os 20 cm.

Tartaruga-de-casco-mole

Esta é uma Tartaruga-de-casco-mole. Membro da família Trionychidae, recebe este nome devido ao fato de sua carapaça ser mais flexível que a de outras espécies de tartarugas. É encontrada nos rios e lagos da América do Norte, África e Ásia.

Diamondback terrapin

Tartaruga de água doce Diamondback terrapin (Malaclemys terrapin), nativa dos EUA.

Tartaruga-aligator

Considerada uma das maiores e mais agressivas espécies de água doce, a tartaruga-aligator tem uma mordida muito poderosa (mais forte que a de um leão e uma hiena). Sua mordida é capaz de quebrar ossos, por isso sua alimentação é muito variada. Peixes, lagostas, anfíbios, patos, garças, roedores e até filhotes de crocodilos podem ser devorados por ela.

Mary River turtle

Conhecida na Austrália como Mary River turtle (Elusor macrurus) esta espécie costuma ser coberta por algas que muitas vezes tomam completamente seu casco, bem como a cabeça, ajudando na sua camuflagem.

Tartaruga de Galápagos

A tartaruga-das-galápagos ou tartaruga-gigante-de-galápagos, cujo nome científico é Chelonoidis nigra foi uma espécie de tartaruga da família Testudinidae, endêmica do arquipélago de Galápagos, no Equador. Era a maior espécie de tartaruga existente e o 10º réptil mais pesado do mundo, podendo chegar a 400 kg. Seu último representante, apelidado de George Solitário, morreu em 2012, sem deixar representantes na espécie.

Fonte: Topbiologia
Visto em: , ,